5 vantagens em fazer visita técnica com seus alunos

As aulas teóricas são fundamentais, mas são nos momentos práticos que os alunos se identificam com o conteúdo. A fim de trazer uma proposta mais leve para a sala de aula, muitos professores propõem visitas técnicas em diferentes locais. O objetivo é que os estudantes assimilem melhor as aulas, reconhecendo o que foi introduzido anteriormente.

Onde fazer visita técnica com alunos

O local em que a excursão e visita devem acontecer, dependem dos conteúdos que estão sendo trabalhados com os alunos. E ainda, suas idades e grau de conhecimento.

Para as crianças, por exemplo, é preciso ir até um local em que a linguagem é mais fácil e há monitoração. Enquanto que os jovens entendem palavras e conteúdos mais complexos. Veja exemplos:

Ciência / Biologia:

• Zoológico;
  • Aquário;
  • Cachoeiras ou parques protegidos por leis ambientais.

História:

• Museus;
  • Exposições de artes.

Língua Portuguesa / Literatura:

• Museu da Língua Portuguesa;
  • Bibliotecas.

Artes:

• Teatro;
  • Cinema;
  • Circo.

Educação Física:

• Ginásios;
  • Competições esportivas.

Como funcionam as aulas com visita técnica

A visita da turma pode ser feita dentro da própria escola, conhecendo por exemplo, a horta ou a cozinha. Mas, antes de qualquer início é preciso agendar o comparecimento desses alunos até o local desejado.

E ainda, incluir essa proposta no planejamento escolar para aprovação da coordenação e diretoria. Em seguida, será preciso iniciar o assunto dentro da sala com textos, exercícios e toda a base teórica que é necessária.

As visitas técnicas reúnem o grupo em um local para estudo do conteúdo aplicado. Conhecendo de perto quais as funcionalidades do que foi trabalhado em classe. Os alunos podem fazer um relatório pós visita para indicar o que aprenderam a respeito.

É importante que esse momento seja supervisionado por um profissional que conheça a área, a fim de dar todas as informações necessárias sobre o local. Trazendo conhecimento aos estudantes e professores.

5 vantagens da visita técnica

Claro que cada professor conhece sua turma e sabe qual a necessidade de introduzir a prática ao conteúdo. Por isso, essas aulas devem ser muito bem planejadas para que não hajam erros.

Os pais dos alunos menores de idade devem autorizar a saída da escola, e se necessário arcar com os custos referente a transporte, alimentação e ingresso da visita.

A experiência vale muito a pena, veja 5 das principais vantagens desse tipo de proposta:

1. Os alunos poderão colocar a teoria em prática;
  2. Contato direto com o conteúdo, podendo vivenciar o que foi estudado;
  3. Conhecimento válido como atividade extracurricular, podendo fazer parte do currículo dos jovens;
  4. Ampliação de ideias e conhecimentos;
  5. Valores pessoais e profissionais, podendo despertar vocações.