Quer estudar medicina? Conheça as opções para iniciar o curso

Medicina é um dos cursos mais concorridos de todo o país e por isso, quem quer ingressar na área precisa estar atento a todas as opções disponíveis. Você sabe quais as opções que podem levar você a conquistar o sue diploma? Veja a seguir oportunidades que você pode acessar para iniciar o seu curso de medicina:

FIES

O FIES é o maior programa de financiamento estudantil do país atualmente e segundo informações do portal FIES 2020muitos estudantes estão buscando por uma bolsa para o curso de medicina.

Com o FIES, o estudante pode conseguir bolsa parcial ou integral para que possa cumprir com as mensalidades do seu curso. Neste caso, os interessados precisam participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e obter nota geral acima de 450 pontos.

Mas vale lembrar que essa pontuação garante somente a possibilidade de inscrição no programa. Para ser aprovado pelo FIES e começar a estudar com condições facilitadas mencionadas, o candidato deve superar a nota de corte FIES para 2020.

PROUNI

Uma outra opção para quem deseja estudar medicina através do ensino particular é o Programa Universidade para Todos (PROUNI), um dos sistemas de distribuição de vagas do Enem.

Como é um dos programas oficias ligados ao Enem, a participação na versão mais recente do exame é indispensável. Além disso, o estudante precisa ter pontuação superior a 450 pontos.

O Prouni também oferta bolsas parciais e integrais, mas vale lembrar que somente estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública ou na rede particular como bolsista integral, podem concorrer as vagas disponíveis e começar o seu curso de medicina pelo programa.

SISU

Para quem vai optar pelo ensino público, o programa recomendado é o Sistema de Seleção Unificada (SISU). O estudante pode se inscrever nos dois semestres de distribuições de vaga do Sisu com a mesma nota no começo e no meio do ano letivo.

Vale mencionar que o programa é responsável por algumas das notas de corte mais altas do país, principalmente para o curso de medicina. Entretanto, o estudante tem a opção de ficar na lista de espera, caso a sua nota esteja bem próxima da nota de corte final.

O Sisu também conta com o sistema de cotas para distribuir suas vagas e se o estudante estiver dentro dos requisitos, ele também pode concorrer nessa modalidade. O sistema fica disponível algum tempo depois da divulgação de nota do Exame Nacional do Ensino Médio.